sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Cara crachá?













Dando as boas-vindas ao calouros da disciplina, aproveitamos para começar a discutir questões importantes relacionadas à Diplomática. Mesmo não sendo ainda apresentados ao conteúdo em si, observamos a relação da matéria com o tema atual das eleições 2010. Matéria do G1, publicada em 22/09/2010, (acesse aqui) mostra imagens de títulos de eleitor com uma configuração diferente da vigente. Assim, analisando os documentos e seus caracteres essenciais, ou seja, que definem a espécie documental, e sabendo que, no próximo dia 03/10, vocês devem levar um documento de identificação com foto para votar, já podemos começar a pensar sobre as alterações destes e a sua funcionalidade nos dias de hoje. 

Além disso, podemos nos questionar o por quê da retirada da foto como elemento essencial de identificação da espécie, já que o Código Eleitoral de 1965 já exigia uma identificação pessoal no documento, e tal exigência foi derrubada em 1985. Alguém arrisca uma resposta? Huuummm, difícil, né? Pode-se ir mais adiante ainda e se questionar qual a relação desse fato das mudanças na configuração do documento com a tradição documental

Enfim, já temos boas questões para discussões, demonstrando a aplicação da nossa disciplina com temas atuais e cotidianos.


P.S: Esse post acaba de ser alterado devido a decisão do STF contrária a obrigatoriedade de apresentar o título de eleitor para votação. Além do prejuízo para milhares de pessoas que ficaram na fila para obter um documento que não precisa mais ser usado, a "novela" vai custar nada menos que R$ 3,2 milhões de reais, devido a campanha publicitária que começa a ser veiculada a partir de hoje, demonstrando a "lambança" do STF. 


A fila, o desespero e a preocupação das pessoas em cumprir a nova lei eleitoral geraram atitudes de falsificação de documentos, como foi o caso da aposentada em questão. (Acesse aqui). Pelo menos um fato é positivo nisso tudo: já temos muitos pontos para discutir. 


Obrigado Brasil! A equipe de Diplomática agradece pelo objeto de estudo.


Então, diante de tanta incerteza, o novo titulo de eleitor passa a ser esse aqui:



Boa eleição.
Postado por Flávia Ataíde e Rodrigo Fortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário