quinta-feira, 14 de abril de 2011

Autenticidade e Veracidade

Copiado de Elante photostream

Autenticidade e veracidade são características documentais que costumam ser confundidas. Nem tudo que não á autêntico é inverídico e vice-versa. O Cap 01 do livro de Luciana Duranti (dicponível aqui) é bastante explicativo quanto a questão. Uma análise mais detalhada, relacionada aos documentos fotográficos pode ser baixada aqui. As pilhas da imagem acima deixam de ser pilhas porque a marca é falsa? Uma notícia de jornal que possa levantar questionamentos quanto à veracidade das informações deixa de ser um documento autêntico? A sugestão de atividade é a análise de veracidade e autenticidade de dois documentos:
A atividade é optativa para todos os interessados e deverá ser feira no campo "Comente&Argumente", abaixo. Para os alunos da turma 1/2011 sua realização contará pontos extras na avaliação continuada.

10 comentários:

  1. As duas reportagens retratam o mesmo problema: a falta de estrutura para drenagem da grande quantidade de água que se acumula na UnB quando ocorrem chuvas mais densas.

    As reportagens apresentam dados contraditórios, como a quantidade de chuva que veio a cair na UnB. Porém, essa contradição se explica por serem reportagens feitas em anos diferentes, a primeira em 2010 e a segunda, a mais recente, em 2011, o que as fazem ser autenticas e verídicas.

    ResponderExcluir
  2. A relação que existe entre as duas reportagens é que, ambas retratam o problema de drenagem da água da chuva que afeta sempre a UnB, principalmente o ICC. São reportagens que questionam a falta de estrutura que constantemente afeta as atividades da Universidade.
    A princípio parecem ser reportagens contraditórias, mas se analisarmos as datas é possível verificar que elas foram feitas em momentos distintos, então não há nada que indique que não são verídicas e autenticas.

    ResponderExcluir
  3. As duas fontes aparentam ser autênticas e verídicas, tratando sobre os problemas na estrutura de nossa Universidade com os problemas de drenagem, problema esse que não é novidade para ninguém, tanto é que a primeira reportagem é do ano de 2010, mas como nenhuma medida foi tomada para que ocorressem melhorias vimos no que deu...

    ResponderExcluir
  4. As duas reportagens são autênticas e verídicas, apesar de serem um pouco conflitantes, o que acontece principalmente pelo fato de terem sido feitas em momentos diferentes. Mas a distância de tempo entre elas não é o único motivo, o fato de uma terem sido feitas sobre diferentes pontos de vista também fizeram com que houvesse certa contradição entre as duas, uma vez que uma foi feita sob o ponto de vista interno, o da UnB, e a outra sob um ângulo externo, um jornal da cidade.

    ResponderExcluir
  5. Em um primeiro momento, pode-se notar uma visão contraditória em ambos os textos, essas contadições se explicam pela diferenciação de datas das publicações e uma é de um jornal e outra da própria UnB. Ambas tratam do problema de falta de estrutura na Universidade como o problema da drenagem.As duas reportagens são autênticas e Verídicas.

    ResponderExcluir
  6. Apesar da contradição explícita entre as duas reportagens, ambas são verídicas e autênticas, justamente porque essa contradição se dá pelo fato de serem matérias publicadas em períodos diferentes, porém retratando a mesma problemática:a derenagem das águas da chuva na UnB.Mas é interessante ressaltar também, que como afirmou o Márcio, a responsabilidade pelo problema é dado para causas destintas, o que na minha opinião não tira a veracidade das resportagens.

    ResponderExcluir
  7. Ambas reportagens tratam da mesma coisa, a falta de estrutura do Instituto Central de Ciências da UnB em relação a drenagem de águas pluviais. A diferença entre as duas matérias, é que datam de épocas diferentes. As duas matérias são verídicas e autênticas, apesar da distinção em relação as causas dos alagamentos.


    Sarah Almeida Lima 090013891

    ResponderExcluir
  8. O tema central de ambas as reportagens é igual, o alagamento do ICC-UnB quando ocorrem chuvas mais densas.
    Mas existem diferenças entre elas:
    - Datas diferentes (Eu Estudante de Dez./2010 e sITE UnB abr.2011);
    - Eu Estudante foca o problema do alagamento nas faltas de calhas e bocas de lobo entupidas. E a UnB foca na localização do ICC, que se encontra numa região em que o sistema de drenagem esta em colapso.
    Entendo que as duas reportagens são diferentes apesar de tratarem do mesmo assunto e portanto são autênticas e verídicas.

    Obs: Particularmente, uma reportagem completa a outra. A mais antiga já revelava um problema que se repetiu drasticamente agora e os motivos levantados, em comparação, são mais simples do que um sistema de grenagem em colapsado.
    O que parece é que os motivos dos alagamentos são todos os levantados nas 2 reportagens só que o maior de todos: “O sistema de drenagem da cidade não está preparado para temporais como o de ontem, por isso a água empoçou no subsolo do Minhocão”, só foi revelado agora, diante da desgraça que aconteceu.

    ResponderExcluir
  9. Após a explicação dada pelo Professor em sala de aula, ficaram claros para todos sobre a autenticidade e veracidade?
    Uma sugestão que dou aos alunos é não se prender em contar os fatos, mas contestá-los sob um olhar arquivístico. Nem sempre o que o documento se apresenta é o que aparenta ser. Como posso verificar isto?
    Outra dica é ter mais atenção aos conceitos explicados por Duranti, no texto apresentado pelo Professor. A leitura é simples e agradável, apesar de estar em língua espanhola.
    Aliás, sinto que a turma está meio perdida em relação aos direcionamentos dados pelos monitores, tutores, voluntários e professor. Não esperem apenas pela nossa ajuda preciosa. Pensem! Vocês são alunos universitários e hoje quem tem que estar à frente de desenvolver algo são vocês.
    Leiam os textos de forma incessante, pois todos os conceitos a serem trabalhados estão neles. Sem leitura, não há aula que caminhe, ok?

    Abs,

    Roselene

    ResponderExcluir
  10. Depois da explicação em aula, a possibilidade de contar ponto extra encerrou-se aqui. As demais participações continuam a ser benvindas

    ResponderExcluir