segunda-feira, 31 de maio de 2010

Jogo dos Infinitos Erros

Hmmm... 1 equívoco! 2... 3... 4... Até quantos vamos conseguir contar?!
Pois é meninos, nessa última semana uma reportagem da revista Ciência Hoje das Crianças teve grande repercussão no meio arquivístico. A matéria é da edição 211, do mês de Abril desse ano. O grupo Hora de Comunicar estava antenado e dedicou o post Quando crescer vou ser arquivista para informar os seus usuários o que é ser arquivista.

Será que esta matéria realmente mostra para as crianças o que é ser um arquivista? Será que ela nos descreve bem? Descreve nosso trabalho e nossas funções? Leiam, releiam e brinquem! Isso mesmo! BRINQUEM! Vamos ver quem acha mais erros nessa reportagem. Talvez não seja um jogo dos 7 erros, mas comentem aqui quais os equívocos identificados por vocês.
Clique aqui para ler a matéria.
Enjoy it! ;)

Larissa Marques Martins

6 comentários:

  1. Olá, André!
    Antes de fazer esta tarefinha, queria dizer que o endereço do nosso blog mudou:

    www.podebeijaranoivaa.blogspot.com
    Desculpe as incoveniências...
    Até mais

    ResponderExcluir
  2. O ARQUIVISTA ARRUMA DE FORMA LÓGICA TODO TIPO DE DOCUMENTOS DENTRO DOS ARQUIVOS
    SE UM ZOOLOGICO RECEBE UM NOVO ANIMAL, O ARQUIVISTA É QUEM VAI GUARDAR (OU DEIXAR PRONTA) A PASTA CERTA PARA COLOCAR OS DOCUMENTOS DO NOVATO - O Arquivista é responsável pela gestão documental.
    UM ARQUIVO PODE CONTER OS MAIS VARIADOS MATERIAIS - Um arquivo é composto apenas de documentos, que podem ser em diversos suportes.
    TUDO PODE SER ARQUIVADO - Tudo mesmo? Posso arquivar meu cachorro?
    LEI AUREA NO ARQUIVO NACIONAL - Apesar do Professor ter exposto na sala que o original da Lei Áurea se encontra no acervo do Senado, pesquisei e todas as referências apontam para o Arquivo Nacional do Rio de Janeiro.
    NENHUM DOCUMENTO É IGUAL AO OUTRO, O ARQUIVISTA TEM DE SER CRIATIVO PARA CRIAR NOVAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO - E o princípio da proveniência e da Organicidade?
    O ARQUIVISTA TEM QUE GOSTAR DE APRENDER SOBRE TUDO - Arquivista não é Deus para almejar saber de tudo
    O ARQUIVISTA TEM DE LER MUITO PORQUE VAI TRABALHAR COM TODAS AS AREAS DO CONHECIMENTO HUMANO - O arquivista trabalha com documentos. O que vai mudar é o contexto de cada acervo.
    MAS NEM TUDO PODE SER GUARDADO ETERNAMENTE
    SOMENTE OS ARQUIVOS MUITO IMPORTANTANTES COMO AQUELES QUE CONTAM A HISTORIA DE UM PAIS SÃO MANTIDOS PRA SEMPRE
    JÁ OUTROS ARQUIVOS, COMO AS CONTAS DE UMA EMPRESA OU O HISTORICO ESCOLAR DOS ALUNOS DE UMA UNIVERSIDADE, SÃO DESCARTADOS QUANDO NÃO TEM MAIS UTILIDADE

    ResponderExcluir
  3. Alica e Ecione,
    sim, o professor André está certo. Tanto o projeto da Lei Áurea quanto a lei sancionada estão no arquivo do SF. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Os principais erros já foram citados aqui, mas vamos lá, quando se trata de defender nossa profissão nunca é demais ! (kkk)
    No segundo parágrafo a impressão que eu tive foi que ser arquivista é nada mais do que colocar os documentos em ordem, que simples né? mas nós sabemos que as coisas não são tão simples assim! Sabemos que isso é só uma função dentre várias que existem na gestão documental.
    Como já foi dito nos comentários acima, nem tudo pode ser arquivado!
    E para finalizar, na parte em que o texto diz que é o "arquivista decide que documentos devem ser jogados fora e quando" parece que nós decidimos de acordo com a nossa vontade, ou seja, se eu não vou com a cara desse documento ele vai pro lixo, e não é bem assim né? Isso depende de inúmeros requisitos que vão além da vontade do arquivista.
    Enfim, a intenção foi ótima mas acredito que quando se trata de uma profissão é necessário tomar cuidado com algumas afirmações.

    ResponderExcluir
  5. Só reiterando "minha ironia": Que bom! =D

    ResponderExcluir
  6. Márcio de Araujo Matos11 de junho de 2010 às 06:09

    Os erros estão evidentes, na medida que estamos analisando a reportagem como graduandos de Arquivologia na reta final do curso.

    A questão da forma lógica de se organizar a documentação: O lógico para um leigo no assunto é se organizar por data, por assunto, e isso não é nenhum erro grave, tendo em vista isso conter para eles uma "lógica". Eramos assim, antes de entrar no curso. Para os profissionais da área e estudantes do assunto fica claro que há outros aspectos a serem considerados quando do tratamento da documentação e que aspectos como tempo e assunto não são os mais adequados.

    O escritor da matéria trabalha a idéia de suporte como material: "Um arquivo pode conter os mais variados materiais (...)". Mas se lembrarmos que a reportagem é voltada para um público específico, no caso crianças, eu considero que fica válida a idéia de se mostrar a diversidade dos suportes no arquivo.

    E aí vai uma reflexão: as crianças que tiverem a oportunidade de ler essa reportagem, poderão crescer com essa idéia na cabeça, e escolher a Arquivologia como profissão por afinidade, por vontade, diferente da maioria de nós que só viemos conhecer (a pontinha do iceberg) quando nos deparamos com as aulas do CID. Ou vai dizer que sempre sonhamos em ser arquivistas?

    No meu trabalho, os colegas tiram o maior sarro do tipo: Já estudou arquivo até a letra "O"? Tenho um Oficio para você arquivar. Arqui o que?

    O importante é a duscussão sobre a Arquivologia, a publicidade que estamos adquirindo com esse tipo de reportagem...

    ResponderExcluir