terça-feira, 1 de junho de 2010

Tarefa da Semana


Lembram-se da tarefa pra essa semana?
Sei que são várias, mas vamos lá...
Vocês devem ler os seguintes textos:

Elaborar questões e postá-las aqui mesmo no blog-mãe até o dia:
10 de junho


Aproveitando o post é importante ressaltar que um dos objetivos desse blog é promover e disseminar conhecimentos não somente relativos à disciplina Diplomática e Tipologia Documental, mas também ao curso de Arquivologia e outros assuntos correlatos. Isso é feito, entre outros meios, com as sugestões e as críticas dos alunos. Vocês são os principais responsáveis pelo bom “caminhar” da disciplina. Desse modo, utilizem o que tem de melhor em vocês, comentem, questionem, critiquem, sugiram... E que isso seja feito de maneira coerente e com bom senso, grosso modo:

Usem a INTELIGÊNCIA!

Outra coisa, quando realizarem alguma atividade, desafio ou afim no blog de vocês, utilizem o campo "pitacos" do blog-mãe para divulgarem o acontecido.

Então não percam tempo... Mãos à obra!

7 comentários:

  1. O texto de José Augusto C.Guimarães, afirma que, "no tocante a moderna Diplomática ou Tipologia Documental, a literatura faz especial referência ao nome de Luciana Duranti, no entanto, não há, na literatura, nenhuma sistematização específica de suas idéias para a construção de uma Diplomatica moderna".
    Eis a questão:porque não há essa sistematização específica das ideias de Duranti, sendo que, como afirma no seu texto, José Augusto C.Guimarães," depois de Luciana Duranti qualquer documento pode ser analisado a partir do método diplomatico independente de sua natureza".

    ResponderExcluir
  2. Blog Hora de Comunicar!

    Para Duranti a Diplomática é uma Ciência autônoma.
    Quais são os elementos que caracterizam a Diplomática como Ciência?

    Segundo José Augusto:
    "Já no século XX, notadamente na França, com Tessier e Bautier, a área repensa
    o conceito de documento diplomático, aproximando-se da Arquivística na medida em que seu objeto passa a ser todas as peças de arquivo, o que leva a que, na Itália, autores como Carucci promovam um repensar da Diplomática como ciência autônoma"
    Essa afirmativa caracterizaria uma Ciência Auxiliar?

    Para Duranti, como é definido o objeto da Diplomática e qual o impacto desta definição para a pensamento diplomático e tipológico?

    Questões - Grupo - Blog Hora de Comunicar

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, pessoal.
    Como eu ainda não fui dormir, então, ainda é dia 10. haha. Juro que eu achava que o prazo para a realização dessa atividade fosse dia 11...

    Enfim...

    A partir da leitura dos textos, respoda:


    1. Embora a Arquivologia e a Diplomática tenham evoluído separadamente, essas duas disciplinas sempre tiveram um objetivo inicial em comum. Que objetivo é esse?

    2. Cite uma contribuição importante da Diplomática para a Arquivística.

    3. De acordo com Luciana Duranti, para o quê mais a Diplomática pode ser utilizada além do estabelecimento da autenticidade ou falsidade dos documentos?

    4. A partir do texto de Luciana Duranti, explique o que diferencia a ciência arquivística da ciência arquivística especial e a diplomática da diplomática especial. Responda, ainda, o que diferencia a arquivística especial da diplomática especial.

    5. O que é um documento original?

    6. Uma cópia autêntica de um documento original é diplomaticamente um documento autêntico? Justifique.

    7. Defina: cópia imitativa, cópia 'pseudo-original', cópia simples e cópia autêntica.



    Grupo: Liga, vai.

    ResponderExcluir
  4. As perguntas do blog "Pode beijar a noiva" vão ser respondidas no blog hora de comunicar no seguinte endereço: www.bloghoradecomunicar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. O Liga,vai fará o post com as respostas das perguntas do blog Arquivistas peregrinos.

    ResponderExcluir
  6. As questões do Grupo Documentos de Universidades serão respondidas no blog três por quatro em breve.

    http://fotografia3por4.blogspot.com/

    Segue a questão que formulamos:

    Guimarães e Tognoli relatam resumidamente a história da Diplomática. Lê-se que entre os séculos XIX e XX, houve um período conhecido pelos documentistas como "crise da Diplomática", que clamava uma "ampliação do conceito de documento e a ruptura das tradicionais fronteiras cronológicas". Isso, de fato aconteceu? Faça um paralelo do objeto de estudo da Diplomática antes e depois da "crise".

    ResponderExcluir
  7. O Fundo da Garagem em breve responderá as questões do Hora de Comunicar.
    Nosso endereço: http://fundogaragem.blogspot.com/

    ResponderExcluir