domingo, 21 de novembro de 2010

Relações entre classificação e tipologia documental


A atividade de leitura da semana, conforme indicado em aula consiste em analisar os modelos de tipologia de Madrid e o dos partidos políticos para melhor entender as interfaces com a classificação proposta pelo Conarq.
Não é necessário ler os livros todos, porém buscar a compreensão das características de cada modelo. A atividade consiste em indicar, individualmente:

  • 1 semelhança e 1 diferença relativa aos 3 modelos, não sendo aceitas repetições.

O prazo para a atividade é, as usual, 18h59 do dia 26/11, 6ºf

O último post-motivação (acesse aqui) sobre esse tema foi criticado pelo uso de uma imagem pouco estimulante. Assim, atendendo a pedidos, espera-se que a imagem abaixo sirva de motivação para a construção contínua de um conhecimento que estará sempre em consolidação.


Além do mencionado post-motivação, que pode ajudar na atividade, esse outro post também poderá dar informações úteis.

_______________
André

16 comentários:

  1. Nossa, quanta tarefa ultimamente! hehe

    Diferenças:

    -Grupo de Mardid: Apresenta uma análise tipológica dos documentos.

    -Partidos Políticos: há uma divisão entre atividades de alcance interno e externo; e também apresenta as datas-limite dos documentos.

    -CONARQ: há a possibilidade de inclusão de documentos com assuntos que o próprio código não contempla (classe 900), embora ache que isso pode ser "perigoso" ao classificar.

    Semelhanças:

    Os 3 modelos apresentam as funções ou atividades que geraram os documentos.

    ResponderExcluir
  2. Here we go again!


    DIFERENÇAS

    Madrid:Os estudos de tipologia são extremamente detalhados, contendo várias etapas de vida do documento e possibilitando a existência de uma tradição no campo da arquivologia.

    Partidos Políticos Brasileiros: A ausência de um detalhamento aprofundado do acervo interfere negativamente na formação de uma tradição arquivística.

    Conarq: Muito abrangente. Não há detalhamento.


    SEMELHANÇAS

    Todos reconhecem a necessidade de adaptações( em diversos níveis) para a realização de uma análise correta dos conjuntos documentais.

    Acho que é isso...

    ResponderExcluir
  3. "Tipologia documental de associações e partidos políticos brasileiros" e "Grupo de trabalho dos Arquivistas Municipais de Madri" procuraram entender as tipologias documentais para fins da estudo e elaboração, respectivamente, de plano de classificação para documentos de arquivo, relacionando espécie e função pelo conhecimento das características externas e internas aos documentos.

    O conhecimento das tipologias existentes no acervo a ser organizado especifica e aprimora o trabalho, por permitir entender os tramites aos quais os documentos foram submetidos em exercício das atividades que concretizam as funções que o produtor/acumulador desempenhou.

    O que também deveria ter acontecido na elaboração do "Código de classificação de documentos de arquivo para a administração pública: atividades-meio", a Resolução 14 do Conarq. Entretanto, a Resolução 14, utilizando a denominação genérica "assunto", não apenas se direciona pelo conhecimento dos tipos e espécies a fim de identificar as atividades e funções, mas utiliza tais conceitos [tipos e espécies] como títulos para suas classes e subclasses.

    ResponderExcluir
  4. Semelhança

    Os arquivista de Madri fizeram esse manual para garantir a melhor organização dos documentos.
    O Conarq para organizar o acervo das instituições.
    O do tio André vê o estudo tipológico como uma ferramenta de organização dos acervos politicos.

    Diferença

    Os arquivistas de Madri falam sobre acesso a documentação e outros dois não vi em minha breve leitura algo sobre.

    ResponderExcluir
  5. No Manual dos Arquivistas de Madrid pode-se perceber o foco nas atividades que compõem a criação do documento e o detalhamento na especificação de todo o trâmite. No Brasil, o foco se dá na abordagem estrutural(os documentos são organizados de acordo com a estrutura administiva do órgão). Conforme é citado no livro do Professor André, é dada uma maior preferência pelo uso do arranjo estrutural, tanto pela facilidade do seu uso, quanto pela falta de tradição arquivística. O Código de Classificação do Conarq propõe a substituição dessa abrodagem estrutural, que apresenta várias falhas, para uma abordagem funcional, que traz a associação entre a espécie documental e a função desempenhada.

    ResponderExcluir
  6. Semelhanças
    Todos reconhecem a necessidade do estabelecimento prévio de tipologias documentais específicas adaptadas a cada diferente acervo.

    Diferenças
    Madrid: o estudo tipológico foi criado com um motivo bem específico.

    Partidos políticos brasileiros: diz que é preciso um estudo preliminar das funções em nível formal e legal para a elaboração da tipologia documental.

    Conarq: é generalista, visa a normatização.

    ResponderExcluir
  7. Diferenças:

    Madri: nota-se uma preocupação em definir minuciosamente a documentação e suas funções.


    Partido Político: em relação aos documentos políticos percebe-se uma falta de precisão em suas funções.


    Conarq: se torna confuso, pelo fato que, é abrangente e ao mesmo tempo restrito para algumas funções.

    Semelhanças:

    a ideia é adquirir uma forma organizacional mais precisa, para garantir uma melhor disponibilidade dos documentos nas instituições

    ResponderExcluir
  8. Kaian

    Semelhanças:

    diferenças
    Grupo de Madrid: Trabalha em cima de uma estrutura que contém análise do tipo documental, produtor, destinatário, legislação, tramite, documentos básicos, ordenação da série entre outros.
    Partidos: analisa funções junto com espécie. Todas em um contexto de atividades de alcançe externo e interno.
    Conarq: já define o tipo de código a ser usado, o que limita as classes em 10.

    ResponderExcluir
  9. Kaian

    Semelhanças: A função acaba sendo o foco para todas as propostas.

    Diferenças
    Grupo de Madrid: Trabalha em cima de uma estrutura que contém análise do tipo documental, produtor, destinatário, legislação, tramite, documentos básicos, ordenação da série entre outros.
    Partidos: analisa funções junto com espécie. Todas em um contexto de atividades de alcançe externo e interno.
    Conarq: já define o tipo de código a ser usado, o que limita as classes em 10.

    ResponderExcluir
  10. DIFERENÇAS:

    Conarq: Cita as distribuições de responsabilidades dele e dos demais orgãos, além da generalização dos instrumentos que deverão ser implementados nas diversas instituições(TTP,código de classificação, etc), visando apenas a área meio, esquecendo por tanto da área fim.

    Grupo de Madri: Há um detalhamento maior quanto à tipologia documental, visando um entendimento melhor quando falamos de função documental, e suas características individuais também. Não há distinção da área-meio/fim, ele generaliza tudo.

    Tipologia de Partidos Políticos: há distinção entre atividade-meio/fim, e analisa as características internas e externas. Eles buscam um estudo aprofundado em nível formal e legal para que seja realizada a tipologia documental e outras distinções.

    SEMELHANÇAS:

    Todas as propostas tem por objetivo a solução para os problemas encontrados nas instituições devido a falta ou inexistência de normas, ou pessoas especializadas que ditem o melhor caminho para a organização do acervo. Visam uma melhor análise, organização, disposição e tramitação adequada para os diversos conjuntos documentais que encontramos no dia-a-dia.

    ResponderExcluir
  11. Grupo de Madri: nota-se nesse estudo um grande aprofundamento na questão do tramite e temas tratados nas tipologias analisadas, com o objetivo de contextualiza-lás nas funções das entidades produtoras.

    Partidos Políticos: observa-se que foi priorizado uma analise das funções dos partidos políticos, de forma hierarquizada, para então partir para a analise tipologia. Nota-se que não há um grande detalhamento em relação ao tramite ou temas tratados (diferentemente do Grupo de Madri), porém busca-se uma maior definição da relação entre as funções e os documentos por ela gerados, o que é um grande auxílio na criação de um plano de classificação.

    CONARQ: Percebe-se que não há um padrão na escolha dos grupos, sub-grupos e séries. Em alguns códigos (022.11 e 022.21 por exemplo) são exemplificados especies documentais que se repetem. Em outros na própria definição do sub-grupos encontra-se listado alguma tipologia documental (por exemplo 034.4 Autorização de saída de material). Enfim, nota-se que não existem criterios definidos para a criação dos grupos e sub-grupos.


    Semelhanças: fica claro a necessidade da analise das tipologias documentais da instituição para a criação de um plano de classificação e tabela de temporalidade, pois somente a partir desta analise poderemos relacionar corretamente os documentos à sua função na instituição. Todos os estudos analisados apresentam (alguns em menor grau, como o caso do CONARQ) uma preocupação na identificação da relação dos documentos a função que o gerou, identificação essa obtida apartir da analise tipologia.

    ResponderExcluir
  12. Camila Daniela

    Semelhanças: Os três textos trazem consigo a preocupação quanto ao trâmite documental em situações diferentes. A função é praticamente a base de ambos.


    Diferenças:
    Conarq: Referente somente ás atividades da área meio. Além disso, as classificações são bem gerais o que o torna muuuuuitas vezes ineficiente e por esso motivo é alvo de muitas críticas.

    Partidos:Referente a área meio e área fim, analisando caracteres internos e externos e as suas funções.

    Madrid: Identifica as características documentais internas e externas seguindo de acordo com a função dos documentos municipais.

    ResponderExcluir
  13. DIFERENÇAS:

    CONARQ- Organiza os documentos de arquivo em séries definidas segundo o conteúdo do documento(método estrutural). Essa organização temática acaba por não garantir um contextualização entre a documentação e as diferentes atividades da instituição produtora.

    GRUPO DE MADRI- Estabelece método de organização documental segundo a espécie e função, ou seja segundo sua tipologia documental.

    PARTIDOS: Trabalha com a organização funcional ( tipológica) mas distingue função e objetivo do documento.


    SEMELHANÇAS:

    Apesar da utilização de diferentes métodos de arranjos documentais, os três trabalham com noção de organização respeitando o princípio da proveniência e de respeito aos fundos.

    ResponderExcluir
  14. Diferenças:

    Arquivistas de Madrid: estudam os elementos externos do documento como suporte, formato e gênero e se possível também os elementos internos.

    Tipologia de partidos políticos: classificação funcional relacionando as funções com as espécies documentais.

    Conarq:Classificação por assunto; código muito limitado.

    Semelhança:ambos requerem uma análise tipológica para melhor organização dos acervos das instituições.

    ResponderExcluir
  15. Diferenças
    CONARQ : A resolução 14 do conarq classifica por assunto, pois dessa forma tenta abranger todas as situações administrativas, se tornando generalizada.
    Grupo de Madrid: O grupo de Madrid faz uma análise criteriosa dos documentos, identificando as atividades e funções da administração.
    Partidos Políticos: Há uma diferença entre a função e a espécie do documento.
    Semelhança
    Todos propõem solução quanto ao trâmite do documento nas diversas situações.

    ResponderExcluir
  16. semelhanças: todos reconhecem a necessidade de se criar uma tipologia documental para facilitar a organização da documentação.

    diferenças: o enfoque do trabalho é divergente sendo o Grupo de Madrid voltado especificamente para os municípios, o do professor André para os partidos políticos e o Conarq para os órgãos públicos do poder executivo.

    ResponderExcluir