segunda-feira, 9 de maio de 2011

Mais uma atividade


O que seria de nossos primeiros documentos se nossas mães não cuidassem deles?
Copiado de Flickr

Saudações pessoal,

Agora que vocês possuem os textos de Lopez e Ruiperez, após leitura, devem ter notado que existem algumas semelhanças e diferenças entre as análise feitas pelos 2 em relação a série, subsérie e espécie.
E é exatamente isso que queremos saber de vocês.

Atividade:
  • Após leitura da Tese de Lopez e do texto 1.2 de Ruiperez, comente, compare e/ou relacione o que há de semelhanças e diferenças entre as análises feitas sobre: Série, Sub-série e espécie documental.

Está atividade deve ser realizada até o dia 13/05, ás 18:59. Ela é individual, sendo assim, cada aluno deverá deixar sua resposta como comentário nesta postagem.

Postado por: Jonathan de Araujo

8 comentários:

  1. Continuação:

    Em seguida o texto trata das definições de subséries, citando de início a versão espanhola da norma ISAD, publicada em 2000, que defende um modelo de organização de arquivos seguindo uma norma hierárquica composta por: subfundos, séries, subséries, unidades documentais compostas e simples. Mariano Ruipérz finaliza o texto transparecendo sua opinião de que a falta de conceitos unificados não ajuda muito o desenvolver da ciência arquivística. E mais ainda, ele diz que as séries são fundamentais tanto no processo de avaliação, como de classificação e descrição documental.
    Analisando a tese do professor doutor da Universidade de Brasília, André Porto Ancona Lopez, mais especificamente o capítulo VI, é possível perceber que apesar de haverem esforços dos documentalistas para a organização de documentos fotográficos existem muitos fatores que tornam esses documentos menos acessíveis e muitas vezes inacessíveis. Por exemplo, a forma como eles podem ser organizados, pois em documentos textuais a técnica de organização parte do princípio da identificação e finalidade do organismo produtor, ou seja, identificar a gênese do documento. Já para documentos fotográficos a origem pode não ser fator essencial para sua análise. André Lopez considera um documento fotográfico como uma espécie documental e defende a ideia de que a organização dos documentos fotográficos tem que buscar estabelecer séries tipológicas, onde funções são associadas aos documentos. Para o autor, classificar os documentos imagéticos não significa deixar de considerar que eles possuem características específicas, mas sim inseri-los dentro de uma classe e dentro desta classe considerar suas especificidades. Assim seria possível associar o gênero documental (a fotografia) a uma forma documental e a uma entidade produtora.
    Como diz Ruipérez, e depois com a leitura da tese de André Lopez, a falta de conceitos unificados e aceitos torna o processo de difusão, aplicação e desenvolvimento da arquivística muito mais lento, pois enquanto uma técnica é aceita e aplicada em determinado lugar, essa mesma técnica não é aceita nem utilizável em outro, sendo assim conceitos estão em constante transformação e agregação de valores.

    ResponderExcluir
  2. Voltando ao texto Ruipérez encontramos conceitos para subsérie. O autor fala que os integrantes da Mesa de Archivos em 1996 apresentaram o conceito de séries genéricas e séries específicas. Sendo que estas séries genéricas poderiam desdobrar-se em divisões menores de acordo com a acumulação. No meu entendimento estes desdobramentos a que se refere o texto seriam as subséries. Mais a frente aparece o conceito de subsérie como “dentro de las series, agrupaciones que son consecuencia de prácticas de ordenácion y classificación de la documentación realizada por la própria institución o por variaciones y peculiaridades Del procedimiento”. É interessante a preocupação do autor com esta conceituação pelo fato de que se as séries são infinitas o que esperar das subséries que são criadas sem cuidado pelo produtor dos documentos. Por fim o autor define subsérie como “agrupaciones documentales facticias, realizadas por los próprios productores por cuestiones prácticas e de outra índole”. E destaca que essas divisões podem acarretar na perda de documentos quando da passagem dos mesmos para o arquivo.
    Lopez analisa o conceito de espécie documental de acordo com os documentos imagéticos. Para ele o conceito de espécie para documentos fotográficos é de difícil aplicação por ser muito abrangente. O autor destaca o conceito de espécie documental e de espécie documental diplomática que seriam diferenciadas pela existência ou não de “fórmulas convencionadas de acordo com as disposições e natureza das informações”. O que entendi é que Lopez sugere que as espécies, pelo menos no caso das fotografias, devem ser criadas de acordo com a função, de acordo com “as atividades desempenhadas pela instituição”. Ele utiliza o exemplo da espécie “resolução”, elas podem ter as informações dispostas de maneira distinta, mas sempre existirá o caráter normativo nesta espécie.

    ResponderExcluir
  3. Ruipérez trás algumas definições de série documental, essa variedade de conceitos com mesmo conteúdo gera uma série de interpretações e podem dificultar a classificação da documentação.
    A explicação de Ruipérez é mais clara e detalhada, já a tese de Lopez fala sobre série documental específico sobre documentos fotográficos. Basicamente podemos definir série documental como um conjunto de documento que possuem a mesma origem.
    Segundo Ruipérez, subsérie são agrupamentos documentais realizados pelo produtor do documento de forma arbitrária. Já a visão de Lopez, o conceito de subsérie não é muito claro e estão inseridos no âmbito ds documentos fotográficos, onde suas especificidades devem ser abordadas na classificação, que está contida na subsérie. Pode-se afirmar que os dois autores inserem subsérie no ordenamento e na classificação arquivística.
    Segundo Lopes, o conceito de espécie é muito amplo e compõe parte da série documental, em alguns conceitos abordados a idéia de série liga-se a noção de espécie.
    É a divisão de gênero que reúne tipos documentais por seu formato. Lopez sugere que as espécies, no caso das fotografias, devem ser criadas de acordo com a função e baseadas nas atividades desempenhadas pela instituição.

    ResponderExcluir
  4. A proposta de LOPEZ (2000) é analisar com mais especificidade os materiais imagéticos, em vista da constatação de diversos problemas relacionados à organização dos mesmos. Trabalhando no contexto dos documentos fotográficos, LOPEZ aponta duas vertentes para o conceito de série. Em um conceito ele aponta a documentação imagética no sentido de série documental, onde os documentos fotográficos e os documentos textuais fariam parte da mesma séri documental.
    Mariano Garcia Ruipérez (1994) traz em seu texto traz diversos autores e conceitos, porém não deixa delineado o que seria uma série documental. Ruipérez em seu trabalho faz uma pesquisa mais exaustiva sobre o conteúdo séries documentais, enquanto Lopez apenas aborda a vertente dos documentos imagéticos. Acerca de subsérie Lopez não traz um conceito pronto de subsérie. Já Ruiperez se baseia na ISAD(G), em diversos estudiosos, e em outros países europeus para a definição dessas agrupações documetais colocando em seu texto como “dentro de las series, agrupaciones que son consecuencia de prácticas de ordenácion y classificación de la documentación realizada por la própria institución o por variaciones y peculiaridades del procedimiento .”(pg 39). No campo da definição de espécie documental, Lopez diz ser difícil conceituar espécie, por abrir um leque muito grande, por ser de grande abrangência. Ruiperez não aborda a questão da espécie.

    ResponderExcluir
  5. O capítulo VI - Documento Fotográfico como Documento Imagético de Arquivo, da tese de Lopez, traz a diferenciação entre a espécie documental e a espécie documental diplomática, de acordo com os dicionários de terminologia. Essa diferença estaria no emprego ou não de fórmulas convencionadas de acordo com as disposições e a natureza das informações imagéticas. Porém,a natureza das informações poderia ser confundida com o assunto da imagem ou permitiria considerar suportes diferentes como representantes da mesma espécie.
    Segundo Lopez, as espécies documentais guardam diferenças em relação ao caráter e à função mediata dos documentos.
    A disposição das informações é um elemento diferenciador, pois os documentos podem ser considerados da mesma espécie documental, porém de espécies documentais diplomáticas diferentes.
    A distinção que cada espécie representa para a classificação documental será feita em relação às atividades desempenhadas pela instituição.
    Não há citações quanto às sub-séries.

    Mariano Ruipérez apresenta diversos conceitos de série documental, de acordo com outros autores, porém esses conceitos são muito homogêneos. Como exemplo, pode-se citar a definição de acordo com Olga Gallego e Pedro López: série é o conjunto de documentos que tem a mesma origem orgânica, respondem à mesma função administrativa, estão sujeitos ao mesmo trâmite ou uso e tem caracteristicas similares quanto ao conteúdo e muitas vezes quanto ao aspecto externo. Ruipérez também apresenta as subséries como "infinitas", já que respondem a grupos documentais produzidos arbitrariamente.

    ResponderExcluir
  6. Nome: Julianna Sousa

    Ruipérez cita vários conceitos de autores e de uma maneira geral diz que série documental significa um conjunto de documentos resultantes de uma mesma atividade. E que subséries são agrupamentos de documentos realizadas pelos próprios produtores, devido às questões práticas.
    O objeto de estudo de Lopez são os documentos imagéticos. O autor diz que o conceito de espécie, por ser muito abrangente não é aplicável às fotografias, sendo assim devem ser classificadas, quanto à espécie, de acordo com suas funç

    ResponderExcluir
  7. Thanner Machado

    O auto Lopez começa a falar de série tomando como base os documentos fotográficos. Ela dá duas vertentes para o conceito de série, a primeira ele fala que as diferentes formas de imagens fotográficas são autenticadas uma com as outras, ou seja, mutuamente.
    A segunda é que as fotografias são produzidas no mesmo momentos dos documentos textuais, assim, teriam a mesma função e atividade e estariam dentro de uma mesma série documental.
    Já Ruipérez define série documental de várias formas.Ele acredita que a junção dessas diversas definições não são capazes de definir o que é uma série documental.

    Falando de subsérie, Ruipérez se apropria da norma ISAD espanhola no início de sua discussão.Ele acredita, focando em dois outros autores: de Luís Martínez García, Pedro López e Olga Gallego, que subsérie é algo dentro da série que são argumentos conseqüentes das práticas de ordenação e classificação.
    Já neste segundo conceito a lógica se inverte e quem não tem um conceito expilícito é o Lopez. Segundo ele, a imagem fotográfica, sendo um documento arquivístico, deve ter certas especificidades e isto é que sériam as subséries.

    O último conceito a ser trabalhado é o de espécie documental. Ruipérez não define o que é espécie documental e Lopez diz que o conceito de espécie é difícil de definir, pois é algo muito amplo. Ele apenas diferencia espécie documental de espécie documental arquivística de acordo com a função e o caráter dos documentos.

    ResponderExcluir
  8. Ruiperez:
    Ruiperez nos traz vários conceitos para "série". Para mim o ideal é ter uma visão conjunta de todas as visões, mas em suma é "Série = Sujeito produtor + função + tipo documental". Assim, a série é um nível inferior do fundo e, basicamente, deve ter uma mesma origem organica, função administrativa e características similares. Então as séries seriam subordinadas ao fundo. E as subséries são grupos organizados pelos produtores, para facilitar o trabalho ou com outros objetivos. Acredito que quando Ruiperez fala sobre os atributos externos do documento, ele se refira a "espécie", assim espécie é classe e tipo documental + formato + forma + "montante" (não compreendi exatamente isso, mas acho que deve ser o conjunto)

    Lopez:
    Já Lopez tem um foco em documentos magnéticos. Assim, a produção de uma fotografia num mesmo momento E para uma mesma função produziria uma série (assim, a relação peça <-> conjunto autenticaria as fotografias), e só será documento de arquivo se tiver relação com o produtor, ou seja, ter sido produzido organicamente pela instituição. Já sobre espécie, Lopez diz que é um conceito aberto, e de difícil aplicação.

    Concluindo, apesar de Lopez ter um foco em fotografias, há conceitos que podem ser considerados no conjunto documental. Como por exemplo uma seqüência documental em que a própria relação dos fatos entre os documentos autenticaria o conjunto documental.

    ResponderExcluir